sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Série: O Teólogo Responde - As relíquias nos Altares



 Qual é o propósito de colocar relíquias no altar? Qual é o seu papel? 


Respondo a sua pergunta com um artigo que considero interessante, é escrito por um membro dos Missionários do Sagrado Coração, no Peru, e eu acho que ele respondeu às perguntas que são apresentadas.

Reliquias em altares 

As relíquias são restos (do latim: Reliquiae = restante) corpo de santos ou abençoado. Em termos gerais também inclui objetos que foram usados ​​ou abençoado santos em sua vida ou até mesmo objetos que tocaram as relíquias. 

Doutrina 

Relíquia de João Paulo II
Fundamental é o ensinamento do Concílio de Trento: "Também os corpos dos santos mártires e outros que vivem com Cristo, que foram membros vivos de Cristo e santuário do Espírito Santo, que será levantada em algum momento da vida eterna e glorificado, deve ser venerado pelos fiéis ... é rejeitada, portanto, quando alguns dizem que você não deve pagar reverência às relíquias de santos e loa é inútil para ser venerado pelos fiéis como outras recordações. Esses pontos de vista foram condenados pela Igreja, ea Igreja agora condena-los novamente "(Denzinger 985; comparar 998). Relacionados também são decisões sobre veneração das imagens sagradas do Segundo Concílio de Niceia (Dz 302), capítulo 62, de 4. Concílio de Latrão em relação ao abuso das relíquias. 

Os documentos de estresse que a Escritura apresenta casos onde as relíquias foram realizados milagres (2 Reis 2, 14, 13, 21, Mateus 9, 20, Atos 5, 15, 19,12, Ap 6,9). Também mencionadas práticas antigas da Igreja (veneração dos túmulos de São Pedro e São Paulo [Eusébio História Eclesiástica II, 25 Padres-20 Migne gregos, 208S], Jerome [contra Vigil, Latino-Pai Migne 23, 361s] e relíquias de mártires piedosos de reserva). 

O culto das relíquias, como a Igreja sempre enfatiza em um culto é, a veneração das relíquias é expressa em relação à pessoa do mártir e os santos que são venerados em si (Dz 302, 337, 985). A "ultima ratio" do culto das relíquias é sempre a excelência "divina que brilha em todos esses diferentes elementos." 

A justificativa do culto das relíquias de humano simplesmente necessidade de respeitar a pessoa que tem mostrado sinais de santidade. Isso não impede que as formas exteriores de adoração de relíquias têm diferentes variações ao longo do tempo. 

Liturgia 

Papa Bento XVI beija a relíquia de seu antecessor.
Historicamente os cristãos se reuniram nos aniversários das mortes de mártires e santos de lembrar seu exemplo brilhando e implorar a sua intercessão. Durante a perseguição de cristãos estes utilizados para celebrar a Eucaristia nas catacumbas perto ou sobre os túmulos dos mártires e santos. Estes lugares foram memoriais, ou seja, o lugar e as circunstâncias da ação especial de Deus nos homens. Lembre-se, por exemplo, para ter o pai de Orígenes costumava beijar o peito de seu filho batizado para venerar a presença do Espírito Santo. 

Mais tarde, ele ergueu altares e santuários e basílicas em cima ou perto dos túmulos dos mártires e santos, como as basílicas de São Pedro e São Paulo fora ele morreu em Roma. No século V saber o fato de que às vezes você não poderia construir a igreja no local, mas mais forte em outro lugar. Ele começou a remover as relíquias do santo para a igreja e os colocou em uma cripta sob o altar-mor. 

Não é nada mais do que uma consequência lógica que outras igrejas também têm estes sinais seria anexado à fé dos mártires e santos. Ele desenvolveu o hábito de compartilhar com as comunidades que não tinham túmulos de santos relíquias de envio. Eles foram trancados em pedra ou madeira alterar mais. 

Hoje, o altar ritual esperado é consagrado pelo Bispo. E no lugar onde o altar mentir geralmente os sinais eucarísticos do corpo e do sangue de Cristo abriu uma cavidade onde o bispo depositado as relíquias que são depois cobertos com uma pedra lisa de modo a formar um plano de nível com a tabela altar. Esta pedra é definido com argamassa. 

Todas as igrejas têm relíquias consagrados no altar. 

Ex Sanguine Bacti Joannis Pauli II Papae
Finalmente citamos uma passagem de São Gregório de Nissa que, depois de pesar a beleza dos templos construídos em honra dos santos, escreve: "O crente se aproxima do túmulo na firme convicção de que ele está tocando uma santificação e uma bênção . Se for permitido que tirar um pouco da poeira acumulada no local de descanso do mártir, considera que é um grande presente. E, quando autorizados a tocar as relíquias si mesmos, se isso fosse sempre possível para a nossa felicidade, apenas aqueles que já passaram por isso sabe o quanto a ansiar por e quão precioso é para premiar quem reza "(PG 46, 740). 

E para os nossos irmãos evangélicos aplicados de modo imprudente com a proibição do Antigo Testamento a adoração de estátuas de deuses falsos para a veneração dos mártires e santos - pode mesmo falar de uma calúnia e falso testemunho - nós oferecemos o que São Jerônimo escreveu e no século 4: "Nós não adoramos ansioso por não se curvar diante da criatura e não o Criador, mas para venerar as relíquias dos mártires, a fim de mais e melhor adorá-Lo dos quais são testemunhas" (Ad riparium, PL 22, 907) . 

Nota: 

Mártir significa 'testemunho'
P. Miguel Angel Fuentes, IVE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...