quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Catequese: 500 Anos da Capela Sistina


Celebração das Primeiras Vésperas POR OCASIÃO DO 500 º aniversário da inauguração da Capela Sistina
Papa Bento XVI


Venerados Irmãos, 
Amados irmãos e irmãs!

Nesta liturgia das Primeiras Vésperas da Solenidade de Todos os Santos, comemoramos o ato pelo qual, há 500 anos, o Papa Júlio II inaugurou o afresco da abóbada da Capela Sistina . Agradeço ao Cardeal Bertello pelas palavras que me dirigiu e saúdo cordialmente todos os presentes.

Porque recordar este acontecimento histórico e artístico em uma celebração litúrgica? Primeiro, porque a Capela Sistina é, por sua natureza, um litúrgica sala de aula, é o salão de Capela do Palácio Apostólico Vaticano. Além disso, como as obras de arte que decoram, especialmente os afrescos, encontrados na liturgia, por assim dizer, o seu ambiente de vida, o contexto em que melhor expressar toda a sua beleza, a riqueza e importância de sua significado. E 'como se, durante a ação litúrgica, esta números inteiros sinfônicas vir vivo, certamente em sentido espiritual, mas também inseparavelmente estética, porque a percepção da forma de arte é um ato tipicamente humana e, como tal, envolve os sentidos e as espírito. Em suma, a Capela Sistina , coberto de oração, é ainda mais bonita, mais autêntico, é revelado em toda a sua riqueza.

Tudo vive, tudo ressoa em contato com a Palavra de Deus Ouvimos a passagem da Carta aos Hebreus : "Você veio para o Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, a miríades de anjos, o recolhimento festivo, ... "(12,22 a 23). O autor aborda os cristãos e explica que eles são as promessas do Antigo Testamento: a festa da comunhão, cujo centro é Deus, e Jesus, o Cordeiro imolado e ressuscitado (cf. vv 23-24.). Toda esta dinâmica da promessa e cumprimento que temos aqui representado nos afrescos das paredes longas, o trabalho dos grandes pintores da Úmbria e da Toscana, na segunda metade do século XV. E quando o texto bíblico continua a dizer que temos abordado "assembléia dos primogênitos inscritos nos céus, a Deus o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados" (v. 23), o nosso olhar se eleva para o Juízo Final Michelangelo, onde o azul do céu, chamado no manto da Virgem Maria, dá luz a toda a visão de esperança, muito dramático.  Christe, redemptor omnium, / conserva tuos famulos, / beatæ semper Virginis / placatus sanctis precibus canta o primeiro verso do hino latino Vésperas esta noite. E é o que vemos: o Cristo Redentor, no centro, coroada por seus santos, e ao lado dele Maria, no ato de intercessão, como se a mitigar o terrível julgamento.

Mas esta noite, nossa atenção é principalmente o afresco do teto grande, Michelangelo, encomendado pelo Papa Júlio II, criado em cerca de quatro anos, 1508-1512. O grande artista, já famoso por obras-primas da escultura, a empresa enfrentou a pintar mais de mil metros quadrados de gesso, e podemos imaginar o efeito sobre aqueles que o viram pela primeira vez tinha que ser feito realmente impressionante. A partir deste afresco enorme caiu sobre a história do italiano e europeu - dizer a Wölfflin em 1899 com uma bela metáfora e agora famoso - algo comparável a um "portador de fluxo violento montanha de felicidade e ao mesmo tempo de devastação": nada restou como antes. Giorgio Vasari, em uma famosa passagem do parafuso , escreve de forma muito eficaz: "Este trabalho foi e é realmente a lâmpada da nossa arte, que tanto tem feito beneficiar e iluminar a arte da pintura, o que foi suficiente para iluminar o o mundo. "

Lâmpada, luz, luz: três palavras de Vasari, que não foram muito longe dos corações daqueles que esteve presente na celebração das Vésperas, de 31 de outubro de 1512. Mas não é só a luz que vem do uso inteligente de contrastes de cores ricas, ou o movimento que anima a obra-prima de Michelangelo, mas a idéia que atravessa o grande momento: é a luz de Deus que ilumina esses afrescos e L ' Capela Papal todo. Que a luz com seu poder ganha o caos e da escuridão para dar a vida na criação e na redenção. E a Capela Sistina conta a história de luz, a libertação, a salvação, fala do relacionamento de Deus com a humanidade. Com teto o gênio de Michelangelo, o olhar é puxado para trás sobre a mensagem dos profetas, além das sibilas pagãs à espera de Cristo, para o início de todas as coisas: "No princípio, Deus criou os céus e a terra" ( janeiro 1 , 1). Com uma intensidade de expressão apenas, o grande artista desenha o Deus Criador, a sua acção, o seu poder, para dizer claramente que o mundo não é o produto das trevas, conforme o caso, do absurdo, mas deriva de uma Inteligência , uma liberdade, um supremo ato de amor. Na reunião entre o dedo de Deus e do homem, percebemos o contato entre o céu ea terra em Adão Deus entra em um novo relacionamento com a sua criação, o homem está em relação direta com ele, é chamado por ele, é a imagem e semelhança de Deus

Vinte anos mais tarde, no Juízo Final, de Michelangelo completou a grande parábola do caminho da humanidade, dirigir o olhar para alcançar esta realidade do mundo e do homem, o encontro final com Cristo, o Juiz dos vivos e dos mortos.

Orando aqui esta noite Capela Sistina , cercado pela história do caminho de Deus com o homem, admiravelmente representada nos afrescos que nos dominam e em torno de nós, é um convite ao louvor, um convite para elevar a Deus o Criador, Redentor e Juiz dos vivos e dos mortos, com todos os santos no céu, as palavras do cântico do Apocalipse: "Amém, aleluia. [...] Louvai o nosso Deus, todos os seus servos, vocês que o temem, tanto pequenos como grandes! [...] Aleluia. [...] Vamos alegrar e ser feliz e dar-lhe glória "(19,4 a.5.7a). Amen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...