quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Santa Missa : O que é e como Participar

O sacrifício de Cristo foi suficiente para pagar por nossas dívidas com Deus, pois como ensina São Paulo: "Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo. (...) Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício... (...) Por uma só oblação ele realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação." (Hb 10,10.12a.14) 

O que é a Missa ?


A fé apostólica confessa que a Missa, o culto surpemo da Igreja a Deus, é a renovação do sacrifício do calvário de modo incruento no altar.

No entanto para uma melhor compreensão do que seja a santa missa é preciso entender o contexto da paixão de Nosso Senhor.
1 - A rejeição de Jesus

No evangelho de São João os judeus (que rejeitam Cristo) representam toda a humanidade que se fecha a oferta salvadora de Deus em Jesus.O que estava em jogo na ação de Jesus era o advento de Deus no mundo- a rejeição de Cristo significou que os homens preferiram permanecer presos aos poderes deste mundo. Lucas diz que “Vós o matastes – Deus porém o Ressuscitou”: assim o assassinato de Jesus no madeiro é uma ação dos seres humanos que se fecham a Deus – essa é a causa histórica de sua morte.

2 - O processo condenatório de Jesus:

É duplo:

- Político: motivado pela acusação de que Cristo desejava se tornar rei (em oposição ao César Romano)- acusação mentirosa mas embasada nos anseios populares a respeito do messias.

- Religioso: motivado pela pretensão divina de Jesus que com sua ação e pregação reinterpreta o sentido da lei e dos profetas (o que só Deus poderia fazer ) autoidentificando-se como Filho de Deus ,autor de uma nova aliança superior a antiga. 

3 - O sentido da Morte de Jesus

A pergunta que se impõe é : Deus quis que o Filho sofresse uma morte cruel para redimir os homens ? 

Sua morte não foi fruto de um puro acidente histórico ; isso porém não significa que seus executores foram agentes cegos do plano divino.Deus permitiu os atos humanos para realizar seu projeto.Cristo inclui sua morte , infligida pelos homens , no seu infinito amor ao Pai e aos homens , de modo que a cruz que era sinal do extremo afastamento dos homens em relação a Deus (pois mataram o Senhor) se tornou causa de reconciliação

Sua morte é sacrifical pois é autodoação do Filho ao Pai, realizando no tempo , através da violência crudelíssima da crucificação , a resposta ao amor que o Pai dedica ao Filho desde toda a eternidade – portanto na cruz se revela de certo modo a vida intratrintária , ou seja a relação do Pai e do Filho no Espírito: o calvário é um evento trinitário presentificado na história.O pai converteu a oferta do Filho em expiação dos pecados , em razão dela ter sido uma oferta obediencial , restauradora da desobediência dos homens.

É na cruz do calvário que se fundará o culto cristão- Ele , O Filho prestou ao Pai o culto perfeito , ele é o cordeiro sem mácula , por sua obediência até a morte ignominiosa.Por isso o culto da Igreja a Deus (a santa missa) é a renovação do sacrifício do Filho; pois esse é o único culto aceitável , o único culto que glorifica a Deus perfeitamente : qualquer outro culto é incapaz de satifazer a Deus 

Este sacrifício tem dois aspectos :

- Terrestre :Se consuma no calvário

- Celeste : Corresponde a apresentação eterna de Deus Filho crucificado ao Pai como intercessor dos homens no santuário celeste como Sumo Sacerdote.A missa presentifica o aspecto celeste do sacrifício de Cristo já que nela não há derramamento de sangue como no calvário(sendo um sacrifício incruento) .

Jesus entrou no céu a fim de comparecer diante da face de Deus a nosso favor ; no céu Cristo exerce em caráter permanente seu sacerdócio – ele é o centro e o ator principal da ele é o centro e o ator principal da liturgia que honra o Pai nos céus.(Ap 4).

A missa é a manifestação no tempo dos homens daquela apresentação que Jesus faz permanentemente de si ao Pai no santuário celestial intercedendo por nossa salvação apresentando seus méritos.

Por isso se diz que na Crus Cristo obteve nossa salvação mas não a aplicou , na missa ele nada obtém (por que já morreu na cruz ) mas tudo aplica , pois nela o Padre agindo em nome de Cristo cabeça apresenta ao Pai o cordeiro imolado no calvário de modo incruento.

Portanto a missa é a presentificação da liturgia celestial que consiste no culto que o Filho imolado presta ao Pai no céu oferecendo-se eternamente com seu corpo sangue alma e divindade pela redenção do gênero humano.

A missa é o céu na terra.

Como Participar da Santa Missa

Se o próprio Deus morre, o valor de Seu sacrifício há de ser infinito, suficiente para saldar qualquer dívida! 

Na Última Ceia Jesus antecipou Seu sacrifício, instituindo-o como perpétuo, através do oferecimento de Seu Corpo e Seu Sangue. O mesmo Corpo morto na Cruz e o mesmo Sangue derramado foram distribuídos aos Seus Apóstolos, numa verdadeira antecipação do sacrifício. Além disso, Nosso Senhor tornou-o perpétuo, quando mandou: "fazei isto em memória de mim."(Lc 22,19) 

Assim, os Apóstolos e seus sucessores devem obedecer o mandamento de Jesus e fazer o que Ele ordenou: realizar o sacrifício! 

Se o sacrifício pôde ser antecipado, pode também, por ter-se tornado perpétuo, ser oferecido continuamente. 

Não se trata de um novo sacrifício, eis que o de Cristo foi definitivo e suficiente, mas do mesmo novamente tornado presente pelos Apóstolos, seus sucessores e os colaboradores destes.

O sacrifício de Jesus Cristo foi oferecido na Cruz, antecipado na Última Ceia, e é tornado novamente presente em cada Missa celebrada. Ceia, Cruz e Missa são o mesmo e único sacrifício de Cristo! Esse o significado, portanto da Santa Missa: é o mesmo, único e suficiente sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, oferecido de uma vez por todas, ao Pai, na Cruz do Calvário, pelo perdão de nossos pecados, tornado real e novamente presente, ainda que de outro modo, incruento, no altar da igreja pelas mãos do sacerdote validamente ordenado.

Mesmo, único e suficiente: a Missa não é um novo sacrifício para saldar nossa dívida para com Deus. Oferecido de uma vez por todas, ao Pai, na Cruz do Calvário: a Missa é o mesmo sacrifício da Cruz, não um outro. 

Pelo perdão de nossos pecados: como a Cruz foi a causa de nosso perdão, merecendo-nos a graça de Deus, assim também é a Missa. Tornado real e novamente presente: a mesma Cruz é tornada presente diante de nós, pois para Deus não há limite de espaço ou tempo. 

Ainda que de outro modo, incruento: na Cruz, Cristo derramou Seu Preciosíssimo Sangue; na Santa Missa, a Cruz é tornada novamente presente, mas de outro modo, sem derramamento de Sangue - não é, repetimos, uma nova morte de Cristo, mas a mesma e única, porém de modo incruento. No altar da igreja: todo sacrifício precisa de um altar; a Cruz foi o altar onde Cristo ofereceu o sacrifício de Seu Corpo Santíssimo; na Missa não há uma Cruz física onde Cristo deva morrer, mas um altar onde é celebrado o sacrifício e os dons são oferecidos.

Pelas mãos do sacerdote: num sacrifício, além do altar, é preciso uma vítima e um sacerdote, i.e., um sacrificador; quando o altar foi a Cruz, Jesus Cristo foi a Vítima, mas também o Sacerdote, pois ninguém O matou, antes Ele mesmo Se entregou à morte por nós. 

Na Santa Missa, se o altar é o da igreja, e a vítima é Cristo, eis que o sacrifício é o mesmo, também há identidade quanto ao sacerdote, o sacrificador. Validamente ordenado: Jesus mandou que os Apóstolos realizassem o sacrifício feito na Cruz e antecipado na última Ceia, e eles passaram o mandato a seus sucessores e aos colaboradores destes; os sucessores dos Apóstolos são os Bispos, e os colaboradores os padres, unidos a Cristo pelo sacramento da Ordem.

O fiel participa da Santa Missa assistindo-a com toda a vontade de unir-se aos sentimentos de Cristo. Se não pode, como o padre, ser o próprio Jesus oferecendo-Se na Cruz, deve, então, assistir o maravilhoso espetáculo do sacrifício de um Deus-homem que morre por nossos pecados com a disposição de alma de quem aspira imitar aqueles santos que estiveram aos pés do Calvário.

A Cruz torna-se presente na Missa, e porquanto naquela estavam presentes a Santíssima Virgem e o discípulo amado, São João, o Apóstolo e Evangelista, quando estamos assistindo o Santo Sacrifício devemos ter as mesmas atitudes de ambos. 

Certamente, não estavam Nossa Senhora nem São João batendo palmas: sua alegria pela salvação que se operava era interna, e se misturava com uma viva dor pelos pecados da humanidade, cometidos de tal forma que fizeram Deus sofrer e derramar Seu Sangue por nós. Imitando os sentimentos e atitudes de São João e da Virgem Maria aos pés da Cruz, estamos participando da Missa de um modo santo e salutar.

São Leonardo de Porto Maurício, ardoroso apóstolo da Santa Missa, nos dá seu ensino, ainda bastante atual: "Eis o meio mais adequado para assistir com fruto a Santa Missa: consiste em irdes à igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes diante do altar como o faríeis diante do Trono de Deus, em companhia dos santos anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com sua piedosa atitude, mistérios tão santos."(São Leonardo de Porto Maurício. Tesouro Oculto)


Redemptionis Sacramentum

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