sábado, 6 de abril de 2013

Papa Francisco tomará posse da Cátedra de Roma

A cerimônia destaca a ligação do Papa com a diocese de Roma

Neste domingo, 7, às 17h30 (horário local – 12h30 no Brasil) o Papa Francisco tomará posse da Cátedra do Bispo de Roma, em uma Missa presidida por ele, na Basílica de São João de Latrão, sede da diocese.

Concelebrarão com o Santo Padre, o Vigário de Roma, Cardeal Agostino Vallini, o Vigário emérito, Cardeal Camillo Ruini, o conselho episcopal da diocese e o conselho dos párocos prefeitos. Estarão presentes sacerdotes e seminaristas de Roma.

O Papa tomará posse da Cátedra antes do início da Missa. Depois, alguns representantes da diocese manifestarão, em nome da Igreja de Roma, a obediência e a filial devoção ao próprio bispo.

História da Cátedra de Pedro

O Novo Testamento relata que São Pedro, vindo de Antioquia, a sua primeira sede, dirigiu-se para Roma, sua sede definitiva. Uma sede que se tornou definitiva através do martírio com o qual ligou para sempre a sua sucessão em Roma.

Na carta de Santo Inácio de Antioquia aos Romanos, ele refere-se à Igreja de Roma como “Àquela que preside no amor”. Na Igreja antiga, a palavra amor, agape, referia-se ao mistério da Eucaristia. A Cátedra é símbolo do poder de ensinamento, que é um poder de obediência e de serviço, para que a Palavra de Deus possa resplandecer entre os fiéis. O termo ‘Catedral’ deriva justamente da presença da Cátedra (cadeira).

A Basílica de São João de Latrão é a Sé Catedral da cidade de Roma, que foi construída entre os anos de 314 e 335.


Canção Nova de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...