Bispo Auxiliar comemora 54 Anos de Natalidade
Nascido em Tarabai no dia 27 de setembro de 1959, cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira dos Jesuítas em São Paulo e Teologia no Colégio Teológico Internacional do Teresianum em Roma. Foi ordenado em 19 de outubro de 1985 e exerceu as seguintes atividades: Mestre dos postulantes da Ordem dos Carmelitas Descalços, em Caratinga; Mestre de noviços, em São Roque; Provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil em 1996. Assistente Espiritual da Associação Santa Teresa das Monjas Carmelitas Descalças; conselheiro da província; reitor da Basílica de Santa Teresinha no Rio de Janeiro e, novamente, provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil.
Aos 21 de dezembro de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Sua ordenação episcopal ocorreu em um domingo, 18 de março de 2012, às 9 horas da manhã na Catedral Metropolitana de Vitória pelas mãos de Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo metropolitano de Vitória. Seus co-consagrantes foram Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e Dom Tarcísio Scaramussa, bispo-auxiliar de São Paulo. A celebração contou com a participação de mais de 2 mil fiéis, que foram testemunhas da apresentação de Dom Sevilha como bispo-auxiliar de Vitória junto com Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Sagração Episcopal de Fr. Rubens
Fonte: Gaudium Press
Brasão de Dom Rubens Servilha |
No quarto Domingo da Quaresma - "domingo da alegria" - Frei Rubens Sevilha OCD foi ordenado bispo na catedral metropolitana de Vitória, arquidiocese em que inicia seu ministério episcopal. Dom Sevilha, juntamente com Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, foi designado bispo auxiliar de Vitória em dezembro passado; ambos passam a atuar com o arcebispo metropolitano, Dom Luiz Mancilha Vilela SSCC no cuidado pastoral.
Oriundo da Ordem dos Carmelitas Descalços, cuja origem remonta ao profeta Elias, Dom Sevilha diz que sua primeira palavra como bispo era para Deus Trino, como enfatizou ao dirigir-se aos numerosos fiéis que se fizeram presentes à ordenação. "Agradeço a Deus por ser tudo em minha vida", disse, e complementou: "desejo isso a todos: que Ele seja tudo em nós". Referindo-se à radical e inesperada mudança que lhe ocorre na vida com a nomeação episcopal, Dom Sevilha citou uma frase de Santa Edith Stein, religiosa carmelita de origem judaica que foi morta pelos nazistas: "eu não sei para onde minha vida está indo, mas eu sei que é Deus quem a está conduzindo".
Dom Sevilha disse ter basicamente três famílias: a família carnal, na qual nasceu; o Carmelo, para onde se sentiu atraído já aos doze anos de idade; e a família episcopal, na qual acabava de ingressar. Sobre o Carmelo, que ocupou um lugar central em sua vida, Dom Sevilha fez suas as inspiradas palavras da Bem Aventurada Elisabeth da Trindade: "no Carmelo eu encontrei o céu na terra". Mas, por fim, Dom Sevilha resumiu essas diveras famílias em uma única: a Santa Igreja Católica.
Aludindo a lema que escolheu para seu brasão episcopal - Transivit Benefaciendo (passou fazendo o bem) - Dom Sevilha fez um pedido a Deus: "que Ele me leve a fazer o bem a todas as pessoas".
A ordenação episcopal de Dom Rubens Sevilha foi ministrada pelo arcebispo metropolitano de Vitória do Espírito Santo, Dom Luiz Mancilha Vilela, juntamente com Dom Gil Antonio Moreira (arcebispo metropolitano de Juiz de Fora) e Dom Tarcísio Scaramussa (bispo auxiliar de São Paulo), com a participação de vários outros membros do episcopado brasileiro. Grande número de presbíteros participou da solene concelebração, estando presentes numerosos religiosos (principalmente da família carmelitana) e uma multidão de fiéis.
Depois da ordenação episcopal em Vitória, Fr. Rubens quis visitar as duas últimas paróquias do Carmelo que ele guiou como Pároco. No dia 24 celebra na Basílica Santa Teresinha no Rio de Janeiro e no dia 25 de março celebra na Igreja de Santa Teresinha em São Paulo. As duas comunidades preparam-se para celebrar junto com fr. Rubens e orar por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário