terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Dom Silvestre Luís Scandian - Arcebispo Emérito da Arquidiocese


Arcebispo Emérito comemora 82 anos de Natalidade
Nascido em 31 de dezembro de 1931, em Iconha - ES.

Filho de Domingos Scandian e Lúcia Rosa Dondoni, cursou o ensino fundamental em Santa Isabel, distrito de Domingos Martins (Espírito Santo), e em Antônio Carlos (Minas Gerais), completou seus estudos e cursou filosofia e teologia no Seminário do Espírito Santo, da SVD em São Paulo.Dom Silvestre é licenciado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (1959-1960) e estudou sociologia na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1964-1966).

Fez sua profissão religiosa na Congregação do Verbo Divino em 1 de março de 1951. Foi ordenado padre em 3 de março de 1958, na cidade de São Paulo. Como sacerdote foi professor de Teologia no Seminário Maior do Verbo Divino, SP (1961-1967), vigário de Monte Alto (1968-1972) e provincial da Congregação do Verbo Divino, São Paulo (1973-1974).


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória - ES


Bispo Auxiliar comemora 56 Anos

Filho de Gabriel Dias Calvo e Irene Lopes Dias, Dom Joaquim nasceu aos 23 de outubro de 1957, em Cafelândia.

Fez o ensino básico no Grupo Escolar de Cafelândia e o ensino médio na Escola Estadual Professor José Ranieri, em Bauru. Em 1979 gradua-se em Administração de Empresas, na Faculdade Padre Anchieta em Jundiaí. A iniciação cristã foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em sua terra natal, Cafelândia, pertencente a Diocese de Lins.

Ingressou no Seminário Diocesano de Jundiaí e estudou Teologia no Instituto Pio XI de 1994 a 1997. Após os estudos, foi ordenado diácono em 8 de agosto de 1997, vindo a exercer o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Jundiaí.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dom Rubens Sevilha, OCD - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

Bispo Auxiliar comemora 54 Anos de Natalidade

Nascido em Tarabai no dia  27 de setembro de 1959, cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira dos Jesuítas em São Paulo e Teologia no Colégio Teológico Internacional do Teresianum em Roma. Foi ordenado em 19 de outubro de 1985 e exerceu as seguintes atividades: Mestre dos postulantes da Ordem dos Carmelitas Descalços, em Caratinga; Mestre de noviços, em São Roque; Provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil em 1996. Assistente Espiritual da Associação Santa Teresa das Monjas Carmelitas Descalças; conselheiro da província; reitor da Basílica de Santa Teresinha no Rio de Janeiro e, novamente, provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil.

Aos 21 de dezembro de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Sua ordenação episcopal ocorreu em um domingo, 18 de março de 2012, às 9 horas da manhã na Catedral Metropolitana de Vitória pelas mãos de Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo metropolitano de Vitória. Seus co-consagrantes foram Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e Dom Tarcísio Scaramussa, bispo-auxiliar de São Paulo. A celebração contou com a participação de mais de 2 mil fiéis, que foram testemunhas da apresentação de Dom Sevilha como bispo-auxiliar de Vitória junto com Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias





Sagração Episcopal de Fr. Rubens
Fonte: Gaudium Press

Brasão Dom Sevilha
Brasão de Dom Rubens Servilha
No quarto Domingo da Quaresma - "domingo da alegria" - Frei Rubens Sevilha OCD foi ordenado bispo na catedral metropolitana de Vitória, arquidiocese em que inicia seu ministério episcopal. Dom Sevilha, juntamente com Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, foi designado bispo auxiliar de Vitória em dezembro passado; ambos passam a atuar com o arcebispo metropolitano, Dom Luiz Mancilha Vilela SSCC no cuidado pastoral.

Oriundo da Ordem dos Carmelitas Descalços, cuja origem remonta ao profeta Elias, Dom Sevilha diz que sua primeira palavra como bispo era para Deus Trino, como enfatizou ao dirigir-se aos numerosos fiéis que se fizeram presentes à ordenação. "Agradeço a Deus por ser tudo em minha vida", disse, e complementou: "desejo isso a todos: que Ele seja tudo em nós". Referindo-se à radical e inesperada mudança que lhe ocorre na vida com a nomeação episcopal, Dom Sevilha citou uma frase de Santa Edith Stein, religiosa carmelita de origem judaica que foi morta pelos nazistas: "eu não sei para onde minha vida está indo, mas eu sei que é Deus quem a está conduzindo".

Dom Sevilha disse ter basicamente três famílias: a família carnal, na qual nasceu; o Carmelo, para onde se sentiu atraído já aos doze anos de idade; e a família episcopal, na qual acabava de ingressar. Sobre o Carmelo, que ocupou um lugar central em sua vida, Dom Sevilha fez suas as inspiradas palavras da Bem Aventurada Elisabeth da Trindade: "no Carmelo eu encontrei o céu na terra". Mas, por fim, Dom Sevilha resumiu essas diveras famílias em uma única: a Santa Igreja Católica.

Aludindo a lema que escolheu para seu brasão episcopal - Transivit Benefaciendo (passou fazendo o bem) - Dom Sevilha fez um pedido a Deus: "que Ele me leve a fazer o bem a todas as pessoas".

A ordenação episcopal de Dom Rubens Sevilha foi ministrada pelo arcebispo metropolitano de Vitória do Espírito Santo, Dom Luiz Mancilha Vilela, juntamente com Dom Gil Antonio Moreira (arcebispo metropolitano de Juiz de Fora) e Dom Tarcísio Scaramussa (bispo auxiliar de São Paulo), com a participação de vários outros membros do episcopado brasileiro. Grande número de presbíteros participou da solene concelebração, estando presentes numerosos religiosos (principalmente da família carmelitana) e uma multidão de fiéis.

Depois da ordenação episcopal em Vitória, Fr. Rubens quis visitar as duas últimas paróquias do Carmelo que ele guiou como Pároco. No dia 24 celebra na Basílica Santa Teresinha no Rio de Janeiro e no dia 25 de março celebra na Igreja de Santa Teresinha em São Paulo. As duas comunidades preparam-se para celebrar junto com fr. Rubens e orar por ele.




segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Agora as Postagens Mensais serão publicadas no Site Adoremos Com Maria, Jesus na Eucaristia, tendo este como utilização da Postagem da Escala de Missas, Acólitos e Eventos Paroquiais! Salve Maria

Primeiro Retiro Perseverança

A Paróquia São José estará realizando o Primeiro Retiro Perseverança. Todos os Adolescentes e Jovens que já receberam a Primeira Eucaristia poderão Participar. 

O Retiro está marcado para o dia 20 de outubro (domingo), após a Santa Missa na Matriz São José. O retiro será um dos primeiros no Novo Centro de Treinamento da Paróquia. As inscrições já começaram, procure o Grupo de Adolescentes de sua comunidade ou se inscreva na Secretaria Paroquial. Dúvidas, ligar para (27) 3262-9287 (Yago Rocha)

Calendário das Santas Missas - Setembro de 2013

Paróquia São José de Guarapari
Rua Santo Amaro, s/n - Cx. Postal 72, 29.200-970 - São José - Guarapari – ES
Telefone: (27) 3262-9287


01 – Domingo: 8h30 – Santa Bárbara (Batizados) / 10h – Santo Antônio (Buenos Aires) / 17h – Matriz São José (Festa da primavera) / 19h – Santa Clara

02 – 2ª Feira: 15h – Patrimônio de Santo Antônio – Santa Teresa (Missa dos enfermos)

03 – 3ª Feira: 19h30 – São João Bosco

04 – 4ª Feira: 19h30 – São Gabriel

05 a 08 – Retiro espiritual de Santo Inácio de Loyola 
Instituto do Verbo Encarnado(Serra) 

09 – 2ª Feira: 19h – Santa Teresa

10 – 3ª Feira: 19h30 – Bom Jesus

11 – 4ª Feira: 19h – São Bento

12 – 5ª Feira: 18h – Adoração e confissões e às 19h – Santa Missa em Santa Rita 

13 – 6ª Feira: 19h30 – São Francisco (Aniversário 16 anos - Giuliano)

14 - Sábado: 8h30 às 12h30 – Assembleia catequética na Paróquia São Pedro/ 14h – Palestra no Cursilho/ 16h – Nossa Senhora das Dores (Alto Jabuti – Padroeira) / 20h30 - Casamento

15 – Domingo: 8h – Matriz São José (Comunidade Nossa Senhora da Penha) / 10h – São João Batista / 17h30 – Santa Rita / 19h – Santa Luzia

16 – 2ª Feira: 19h – Santa Teresa (Vila Nova)

17 – 3ª Feira: 19h30 – São Benedito

18 – 4ª Feira: 19h30 – São Roque

19 – 5ª Feira: 18h – Adoração e confissões e às 19h30 - Santa Missa na Matriz São José 

20 – 6ª Feira: 19h30 – São Sebastião

21 - Sábado: 17h – Nossa Senhora Aparecida / 19h – Nossa Senhora Auxiliadora

22 – Domingo: 8h – Matriz São José (catequese do setor Santo Antônio – Buenos Aires) / 10h – São José (Rio Grande) / 17h30 – Santa Rita / 19h – São Francisco

23 – 2ª Feira: 19h – Santa Teresa

24 – 3ª Feira: 19h30 – Novena em Itapoã

25 – 4ª Feira: 19h30 – Missa do Cursilho na Comunidade Nossa Senhora das Graças com o Padre Jorge / 19h – Santo Antônio (Félix)

26 – 5ª Feira: 18h – Adoração e Confissões e às 19h30 – Santa Missa em Sagrado Coração de Jesus 

27– 6ª Feira: 6h30 – São João Bosco / 19h30 – Nossa Senhora de Fátima

28 - Sábado: 17h – São Cristóvão / 19h – Nossa Senhora da Penha

29 – Domingo: 8h – Matriz São José / 11h – São Miguel (Padroeiro) / 17h30 – Santa Rita (catequese das Comunidades São Francisco e Santa Clara) / 19h – São Vicente (Padroeiro)

30 – 2ª Feira: 19h – Santa Teresa

Obs: A reunião de CPP será no mês de outubro.
Encaixa-se neste mês a Missa Anual em Alto Jabuti

Festa da Primavera 2013

Tradicional Festa da Primavera reúne as 26 Comunidades da São José em Guarapari – ES

No próximo domingo, a Paróquia São José em Guarapari – ES realizara a Festa da Primavera, evento que reúne as diversas comunidades da Paróquia, com o intuito de celebrar, alem das comunidades mostrarem um pouco dos alimentos produzidos especialmente no interior da cidade.

Este ano, a Paróquia São José, elaborou uma rifa, que com a arrecadação ira terminar o Centro Paroquial de Pastoral, ou Centro de Treinamento da Paróquia. A rifa sera de uma moto e duas bicicletas. Haverá também um brinde extra, uma Carteira de Motorista, porem terá que estar presente na Festa para receber, o valor da Ação entre Amigos custa R$ 5,00.  

A Santa Missa sera as 17h, não havendo a Santa Missa das 8h (Sera celebrada na Igreja Santa Barbara s 8h30)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Repostagem: Natalidade de São João Batista

A liturgia faz-nos celebrar a Natividade de São João Batista, o único Santo do qual se comemora o nascimento, porque marcou o início do cumprimento das promessas divinas: João é aquele «profeta», identificado com Elias, que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo de Israel para a sua vinda 

Depois de Nossa Senhora e São José, talvez seja João Batista o santo mais venerado pelos Cristãos.

Como a Santa Mãe de Deus, dele também se celebra a data de dois nascimentos: para a vida terrena, em 24 de junho, e para a vida eterna em 29 de agosto. Aliás, São João e Maria Santíssima eram parentes bem próximos.

Já no Antigo Testamento encontramos trechos que se referem a São João Batista, o Precursor: estrela da manhã que com o seu brilho excedia o brilho de todas as outras estrelas e anunciava a manhã do dia abençoado, iluminado pelo Sol espiritual de Cristo (Mal. 4:2). Ver Isaías.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Seminarista completa 27 anos


Fernando Marques Pereira foi formador dos Acólitos da Paróquia São José durante dois anos. Em fevereiro deste ano entrou no Seminário Diocesano de Campos dos Goytacases - RJ. 

Que Deus Abençoe e Dê muita Saúde e animo para seguir esta vocação! Salve Maria!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Escala Paroquial dos Acólitos - Junho de 2013

Dia 02 - Domingo: Santa Missa do Encontro de Casais com Cristo às 10h, não tendo a Santa Missa às 8h, como de costume. Acólitos na Matriz até às 9h20
Turiferário: Daniel
Naveteiro: João Paulo Cabral
Cruciferário: Camila
Ceroferários: Oscar e Nicole
Oficiais: Jéssica,Wanderson e Jonatan

Dia 06 - Quinta: Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h
Santa Missa com Sacramento do Batismo às 19h30. Acólitos na Matriz para a Benção do Santíssimo.
Cruciferário: Larissa
Ceroferários: Nicole e Samuel
Oficiais: Luan,Caio e Jéssica
Disponível: Jailan

Calendário Paroquial das Santas Missas - Junho de 2013

01- Sábado: 17h – São José – Rio Grande / 19h – Santa Luzia (Festa)

02 - Domingo: 8h- Nossa Senhora de Fátima / 10h – Matriz São José e almoço ECC / 17h30 – Santa Rita / 19h – Santa Clara

03 - 2ª Feira: 19h – Patrimônio de Santo Antônio - Santa Teresa

04 - 3ª Feira: 19h30 – São João Bosco

05 – 4ª Feira: 19h30 – Novena na Comunidade Imaculado Coração de Maria (Paróquia São Pedro)

06 – 5ª Feira: 18h – Confissões e Adoração e às 19h30 – Santa Missa na Matriz São José

07 – 6ª Feira - Solenidade do Sagrado Coração de Jesus: 19h30 – São Francisco

08 - Sábado: 11h – Casamento Matriz São José / 19h – São Bento

09 – Domingo: 8h – Matriz São José / 10h – Sagrado Coração de Jesus (Festa do Padroeiro) / 17h30 – Santa Rita/ 19h – São Gabriel

10 – 2ª Feira: 19h – Santa Teresa

11 – 3ª Feira: 19h30 – Nossa Senhora das Graças

12 – 4ª Feira: 19h30 – Novena na Comunidade São Pedro (Prainha)

13 – 5ª Feira: 19h – Santo Antônio - São Félix (Festa do Padroeiro)

14 – 6ª Feira: 19h – São Cristóvão

15 - Sábado: 8h30 – Reunião da Área em Alfredo Chaves / 14h – Palestra no Cursilho / 19h – São Vicente / 20h30 – Casamento em Santa Rita

16 – Domingo: 8h – Matriz São José (Participação das Comunidades Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora de Fátima) / 10h – Santo Antônio – Buenos Aires (Festa do Padroeiro) / 17h30 – Santa Rita / 19h – Bom Jesus

17 – 2ª Feira: 19h – Nossa Senhora das Graças (Santa Teresa)

18 – 3ª Feira: 19h30 – São Roque

19 – 4ª Feira: 19h30 – Santa Clara

20 – 5ª Feira: 18h – Confissões e Adoração e às 19h30 – Santa Missa na Matriz São José

21 – 6ª Feira: 19h30 – São Benedito

22 - Sábado: 17h – Nossa Senhora Aparecida / 19h – Santa Bárbara

23 – Domingo: 8h – Matriz São José (Participação da Catequese das Comunidades São Miguel e Nossa Senhora da Penha) / 12h – São João Batista (Festa do Padroeiro) / 17h30 – Santa Rita / 19h – São Francisco

24 – 2ª Feira: 19h – Santa Teresa

25 – 3ª Feira: 19h30 – Nossa Senhora Auxiliadora

26 – 4ª Feira: 19h30 – Santa Rita

27 – 5ª Feira: 18h – Confissões e Adoração e às 19h30 – Santa Missa em São Miguel

28 – 6ª Feira: 19h30 – São Sebastião

29 - Sábado: 8h às 12h – Encontro com as crianças, Comunidade Mãe de Deus / 19h30 – Novena de São Pedro em Itapoã

30 – Domingo: 8h – Matriz São José / 10h – Nossa Senhora da Penha / 17h30 – Santa Rita (catequese das Comunidades São João Bosco e Bom Jesus) / 19h – São João Bosco

OBS: A Reunião do CPP que estava agendada para o dia 15/06 foi transferida para o dia 20 de julho de 2013 às 8h em São José.

Lauda Sion: Comentário sobre a Sequência de Corpus Christi


Um dos pontos culminantes do ano litúrgico, a festa do Corpo de Cristo comemora o dom inigualável do Santíssimo

A sequência da Missa de Corpus Christi é constituída por um belíssimo hino gregoriano, intitulado Lauda Sion. Belíssimo por sua variada e suave melodia, e muito mais pela letra, ele canta a excelsitude do dom de Deus para conosco e a presença real de Jesus, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, no pão e no vinho consagrado.

A própria origem desse cântico é envolta no maravilhoso tipicamente medieval.

Urbano IV encontrava-se em Orvieto, quando decidiu estabelecer a comemoração de Corpus Christi. Estavam coincidentemente naquela cidade dois dos mais renomados teólogos de todos os tempos, São Boaventura e São Tomás de Aquino. O Papa os convocou, assim como a outros teólogos, encomendando-lhes um hino para a sequência da Missa dessa festa.

Conta-se que, terminada tarefa, apresentaram-se todos diante do Papa e cada um devia ter sua composição.

sábado, 25 de maio de 2013

Catequese da Solenidade da Santíssima Trindade

Catequese da Solenidade da Santíssima Trindade
Pertencemos a Família de Deus!
Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP
João 16, 12-15

"Naquele tempo disse Jesus a Seus discípulos: 12 ‘Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13 Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade. Pois não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e até as coisas futuras vos anunciará. 14 Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que Ele receberá e vos anunciará é meu'".

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Gudialace Oliveira receberá Ordenação Sacerdotal no fim do mês


Com o Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela
O Diácono da Arquidiocese de Vitória, Gudialace Oliveira, convida você e sua família para sua ordenação sacerdotal que será no dia 31 de maio de 2013, às 19h, na Catedral Metropolitana, em que Dom Luiz Mancilha Vilela, Dom Rubens Servilha, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias e os Padres da Arquidiocese irão lhe impôr as mãos.


Gudialace nasceu na Galiléia, no leste de Minas Gerais em 16 de julho de 1986. Sua ordenação diaconal foi na Paróquia São José, em Maruípe, Vitória - ES, no dia do Patrono da Igreja Católica. Após sua ordenação, ele será vigário da Paróquia São Pedro, em Muquiçaba, Guarapari - ES.Confira aonde será as primeiras missas do novo padre:

01/06 - São José (Nova Rosa de Lima) às 19h30

02/06 - Paróquia Sant´Ana (Sant´Ana) às 8h/ São José (Muruípe) às 19h

05/06 -  São José (Paróquia Bom Jesus) às 19h30

06/06 - Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha às 19h30

09/06 - Matriz Nossa Senhora da Conceição (Cobilândia) às 8h/ São Pedro (Guarapari) às 19h

23/06 - São João Batista - Galiléia às 17h

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Santa Mulher dos Impossíveis - Solenidade de Santa Rita de Cássia no Itapebussú

 
Em grande solenidade celebrada pelo Padre Hiller Stefanon Sezini, a Comunidade Santa Rita de Cássia encerrou na noite de ontem a Festa de Santa Rita 2013, esta que já é considerada a terceira maior festa do município. Onde teve a participação de milhares de devotos espalhados pelas quatro paróquias de Guarapari e de outras cidades da Grande Vitória. 

Na terceira visita do Pároco da Paróquia São Francisco - Itapõa, ressaltou que Santa Rita sofreu muito na vida por causa de seu marido. E deu uma ordem aos homens iguais ao marido de Marguerita, "Mudai-vos,para salvar a si mesmo".

Os festejos a Santa dos Impossíveis iniciou às 6h da manhã, com uma linda celebração presidida pelo Diácono Gudialace Oliveira. Após a celebração houve uma grande Queima de Fogos. A Igreja ficou aberta durante toda tarde, onde reuniu diversos devotos, que foram agradecer a santa pelas graças alcançadas...

A noite, iniciou-se uma Procissão Luminosa de Santa Rita, que saiu da comunidade vizinha São Francisco de Assis, ao chegar a emoção foi mais forte. O sino da Igreja badalava e todos de pé aplaudiam a Entrada da Santa das Rosas... 



Veja fotos da Solenidade de Santa Rita de Cássia

domingo, 19 de maio de 2013

Catequese da Solenidade de Pentecostes

Homilia de Dom Henrique Soares da Costa
Solenidade de Pentecostes
Jo 20,19-23

Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: "A paz esteja convosco!"  Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.  Disse-lhes outra vez: "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós".  Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: "Recebei o Espírito Santo.  Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos".

Veni Creator Spíritus!

sábado, 18 de maio de 2013

Solenidade de Pentecostes: “Emitte Spíritum tuum et creabuntur. Et renovabis fáciem terrae”

Cheios do Espírito Santo, os apóstolos incendiaram o mundo. 

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2, 1-4)

A maravilhosa cena narrada por São Lucas, nos Atos dos Apóstolos, é dos mais importantes na história da Igreja. Para compreendermos a fundo seu significado, examinemos em que circunstâncias ela se passou. Estavam os apóstolos preparados para sua sublime vocação? Qual a situação espiritual dos apóstolos? Era de supor que, após três anos de convívio diário com Nosso Senhor Jesus Cristo, estivessem preparados para a missão que lhes cabia, de firmar e expandir a Santa Igreja. Contudo, não o estavam. 

Em várias passagens do Evangelho, vemo-los repletos de fragilidades. Logo após episódios, sermões e milagres impressionantes, não se punham a fazer comentários sobre a grandeza das palavras ou dos gestos do Mestre, mas sim a discutir a respeito de quem seria o primeiro-ministro num suposto reino temporal que, acreditavam, Cristo iria fundar...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Catequese do Santo Padre Francisco - É o Espírito Santo quem nos faz reconhecer a Verdade - 16 de maio



Catequese
Praça de São Pedro, Vaticano
Quarta-feira, 15 de maio de 2013

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, quero centrar-me na ação que o Espírito Santo realiza na condução da Igreja e de cada um de nós rumo à Verdade. Jesus disse aos discípulos: “O Espírito Santo ‘vos guiará à verdade’ (Jo 16:13), sendo ele mesmo ‘o Espírito da verdade’” (cf. Jo 14:17, 15:26, 16:13).

Vivemos em uma época na qual somos, cada vez mais, cético em relação à verdade. Bento XVI falou, muitas vezes, sobre o relativismo, a tendência de acreditar que não há nada de definitivo e pensar que a verdade vem pelo consentimento ou por aquilo que queremos.

terça-feira, 14 de maio de 2013

São Matias, Apóstolo - 14 de Maio


O Santo Apóstolo Matias era natural de Belém e um dos descendentes da tribo de Judá. Desde a sua infância em Jerusalém, dedicou-se à meditação da Lei de Deus através do estudo dos livros sagrados e, sob a orientação de São Simeão, o Receptor de Deus, foi instruído na vida e nas virtudes. Em tudo, procurava ser agradável a Deus, seguindo estritamente o caminho dos Divinos Mandamentos.

Matias foi contado entre os setenta e dois outros discípulos que « o Senhor designou e enviou, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir » (Lc 10,1), tendo antes seguido Jesus desde o começo de sua vida pública, testemunhando e vivendo todo o drama da sua paixão, morte e ressurrreição. Após a morte de Judas Iscariotes, o Traidor, Matias foi o escolhido para ocupar seu lugar, completando o grupo dos Doze Apóstolos. Sua Eleição foi descrita nos Atos dos Apóstolos, assim:

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reflexão do Mês: A Senhora de Fátima

A Fátima Vieste oh Mãe querida, compadecida do povo teu, e Já o mundo Inteiro te venera e considera o amparo seu.

Maio, mês de Maria, a Senhora de Fátima que Auxilia todos nós. Nossa Senhora vendo a integridade humana, aparece a três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco, fazendo com que eles convertessem aquele povo incrédulo.
"Tereis muito que sofrer, mas a graça de Deus será vosso conforto"


sábado, 11 de maio de 2013

No Segundo Mistério Glorioso - Ascensão de Jesus aos Céus - Catequese


Os frutos da Ascensão nos beneficiam a cada instante, tal como a última bênção de Jesus aos Apóstolos, no Monte das Oliveiras, se prolonga através da História até cada um de nós.

Evangelho de São Lucas 24,46-53

46 E disse-lhes: "Assim está escrito que o Cristo devia padecer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, 47 e que em seu nome havia de ser pregado o arrependimento e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas destas coisas. 49 Eu vou mandar sobre vós o Prometido por meu Pai. Entretanto, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do Alto". 50 Depois, levou-os até junto de Betânia e, levantando as suas mãos, abençoou-os. 51 E enquanto os abençoava, separou-Se deles e era levado para o Céu. 52 Eles, depois de O adorarem, voltaram para Jerusalém com grande alegria, 53 e estavam continuamente no Templo louvando a Deus.

I - Suprema glorificação de Cristo

Às vezes, a perfuração produzida por uma agulha é mais danosa do que o golpe de um martelo, sobretudo quando ela atinge pontos vitais. Essa comparação talvez ainda ganhe em substância e expressividade se revertida para o campo da polêmica doutrinária, como se verificou na refutação de São Bernardo ao judeu que, no alto do Calvário, desafiou a Cristo em sua agonia: "Se és o Filho de Deus, desce da Cruz" (cf. Mt 27, 42; Mc 15, 32). Segundo o Fundador de Claraval, é mal concebida essa proposta para comprovar a origem divina de Jesus, pois a realeza, e mais ainda a divindade de um ser, não se torna patente pelo ato de descer, mas muito ao contrário, pelo de subir. E foi exatamente o que sucedeu com Jesus, quarenta dias após sua triunfante Ressurreição. Por isso, debaixo de certo ângulo, a Ascensão do Senhor ao Céu constitui a festa de maior importância ao representar a glorificação suprema de Cristo Jesus. Ele próprio a havia pedido ao Pai: "Glorifica-Me junto de Ti mesmo, com aquela glória que tive em Ti, antes que houvesse mundo" (Jo 17, 5); "Pai, chegou a hora, glorifica o teu Filho, para que teu Filho glorifique a Ti" (ibid. v. 1). Daí ser compreensível a manifestação de alegria dos Santos Padres ao comentarem essa glorificação do Cordeiro de Deus.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cerimonial dos Bispos - A Liturgia Episcopal II - Ofícios e Ministérios na Liturgia Episcopal

I Parte
LITURGIA EPISCOPAL EM GERAL
Capítulo II
OFÍCIOS E MINISTÉRIOS NA LITURGIA
EPISCOPAL

18. “Em qualquer comunidade congregada em volta do altar, sob o ministério sagrado do Bispo”, se manifesta “o símbolo daquela caridade e unidade do Corpo místico sem as quais não pode haver salvação”. É, pois, da máxima conveniência que, todas as vezes que o Bispo toma parte nalguma ação litúrgica com participação do povo, presida por si mesmo à celebração, investido como está da plenitude do sacramento da Ordem. E isto deve-se fazer, não para aumentar a solenidade externa do rito, mas para significar de modo mais vivo o mistério da Igreja. É também conveniente que, nesta celebração, o Bispo associe a si os presbíteros. No caso, porém, de o Bispo presidir à Eucaristia sem celebrar, deve dirigir ele a liturgia da Palavra e concluir a Missa com o rito da despedida, segundo as normas dadas mais adiante, nn. 176-185.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...